quarta-feira, novembro 23, 2005

Pesando a vida

Do pensamento direto para os blogueiros de plantão. Não é poesia. Acho que é uma conversa solitária.

Quem de nós não sonhou em voar??...
Ter asas...
Percorrer as alturas??... Ver com olhos de pássaro
este louco movimento terreste em que vivemos...
as águas... os vales... as florestas...???
Quem de nós, nunca sonhou em voar???
Menos que isto???
Quem de nós não sonhou em seguir em direção ao horizonte...
conhecer novas terras...outros povos...outros costumes???
Quem não desejou jogar a mochila nas costas e
sair assim... sem rumo certo, ou ainda com rumo certo mas...
sem tempo determinado para regresso???
Quem nunca pensou : "Talvez... se eu...fosse para tal lugar...
talvez conseguisse ser melhor do que sou aqui!"???
Quem nunca pensou assim??
Quem não sentiu vontade de ... deixar tudo o que tem hoje e isto inclui os entes queridos
e conquistar novas terras e novos "tronos"???
Parece que sentir vontade de partir faz parte da natureza humana.
É como se tivéssemos trazido de nossos ancestrais a inquietude dos velhos guerreiros; dos aventureiros e desbravadores ...dos conquistadores de novos sonhos...
Mas na maioria das vezes acabamos ficando.
Isso não quer dizer que fomos covardes.
Significa, apenas, que tivemos coragem de ficar.
Um detalhe: É preciso estar bem atento para pesar esta diferença,
do contrário poderíamos estar morando na casa da desculpa para o comodismo.
Quando eu estiver bem velhinha,
quero olhar para tras e ter a certeza de que,
pelo menos na maior parte das vezes,
se nao parti
foi por entender que o que eu possui na terra que me manteve imóvel
era bem mais valioso que qualquer outro sonho,
ou qualquer outro mundo ou descoberta que a vida pudesse me dar.